Vacinação em massa contra dengue: estudo sobre imunizante do Butantan começa em fevereiro em Botucatu
18/12/2025
(Foto: Reprodução) Botucatu é escolhida pelo Ministério da Saúde para testar impacto da nova vacina da dengue
A Prefeitura de Botucatu (SP), cidade de 145 mil moradores no interior de São Paulo, anunciou que realizará a vacinação em massa contra a dengue no dia 1º de fevereiro de 2026, em parceria com o Ministério da Saúde e a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp).
A reunião para definir a data e organizar o sistema de vacinação, que seguirá o modelo utilizado durante a pandemia da Covid-19(relembre abaixo), foi realizada nesta quarta-feira (17).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A estratégia é vacinar até 50% da população entre 15 e 59 anos para medir o impacto real da nova vacina Butantan-DV, produzida pelo Instituto Butantan. O imunizante será aplicado em dose única e pode ser administrado mesmo em pessoas que já tiveram dengue.
LEIA TAMBÉM
Após imunização em massa contra Covid, cidade do interior de SP participa de estudo com nova vacina da dengue; entenda as diferenças
Polícia Civil apreende grande quantidade de fios e materiais furtados em Bauru; quatro pessoas são presas
PM foi acionada por diarista após policial rodoviário invadir casa de patrões e ameaçar ex-namorada; agente morreu em troca de tiros
A vacina teve o registro publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na segunda-feira (8) e reforçará o estoque disponível para aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo gradualmente a ampliação do público-alvo, que hoje é de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Anvisa aprova vacina brasileira contra dengue, a 1ª do mundo em dose única
Jornal Nacional/ Reprodução
Conforme a Prefeitura, a vacinação pode reduzir em até 80% as internações e prevenir cerca de 50% dos óbitos relacionados à doença. O cronograma detalhado, os locais de vacinação e as orientações específicas ainda serão divulgados nos canais oficiais do município.
Vacinação em massa da Covid-19
Em 2021, Botucatu já havia ganhado destaque nacional ao ser escolhida para uma vacinação em massa contra a Covid-19, que envolveu toda a população adulta e avaliou a efetividade da vacina AstraZeneca, produzida no Brasil em parceria com a Fiocruz.
Na imunização em massa contra a Covid-19, Botucatu foi praticamente a única a receber a vacinação de forma exclusiva e pioneira, permitindo medir com precisão a proteção contra infecções, casos graves, internações e mortes.
Botucatu (SP) realizou vacinação em massa dos moradores da cidade com a Oxford/AstraZeneca
Gabriela Prado/TV TEM
Na época, a cidade de Serrana (SP) já havia iniciado um estudo da vacinação da população, mas com uso da CoronaVac.
"Nenhum município, até aquele momento, tinha vacinado toda a sua população adulta de uma vez. Mesmo em Serrana, a ideia era diferente. Eles vacinavam um bairro e, aí, eles comparavam aquele bairro com os outros bairros da cidade. Eles ficavam vacinando bairro a bairro com a vacina CoronaVac", destaca o médico infectologista e professor da Faculdade de Medicina da Unesp Botucatu Carlos Magno Fortaleza, coordenador da pesquisa à época.
Carlos Fortaleza, médico infectologista e professor da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu (SP), integrante do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo
TV TEM/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região